Se você trabalha com salgados e/ou doces não pode deixar de considerar a criação de panfletos para divulgar o seu negócio, afinal, além de aumentar o seu alcance, em poucas palavras é possível atingir em cheio aos anseios de quem está à procura do seu serviço.
E não pense que um bom panfleto precisa ser cheio de imagens e textos, muito pelo contrário, em muitos casos o bom e velho “mais é menos” já é suficiente.
A combinação de cores que chamem a atenção, uma marca, escrita enfatizando o que produz, localização, formas de pagamento e contato são as informações que compõem um panfleto ideal para obter clientes muito além do “boca a boca”.
Arte para panfleto de salgados e/ou doces
Veja abaixo um modelo de panfleto que criei que exemplifica tudo o que citei acima. Apesar de a imagem não dar a dimensão do tamanho, a ideia cabe em panfletos que tenham 10 centímetros de largura por 14 cm de comprimento.
Todos os pontos importantes estão presentes nesse panfleto, cujo foco é o empreendedor(a) que possui um cardápio com opções variadas e consolidadas.
A primeira coisa a se considerar são as combinações de cores, dando destaque ao vermelho e amarelo, que são cores clássicas quando o assunto é comida, especialmente salgados.
Já no layout, repare que começo dando destaque à marca, “Rita Salgados”, algo que tem muita relevância, pois é a identidade do seu negócio, o que faz você se conectar aos clientes, que por sua vez lembrarão deste nome quando necessitarem de algum produto.
Na sequência, revelo o foco da produção: “salgados fritos, assados e congelados”.
Já no corpo do panfleto, trago as opções de salgados do lado esquerdo e, na direita, imagens que se associam ao negócio e aguçam o paladar dos possíveis interessados.
Logo em seguida, uma mensagem importante: “Faça a sua Encomenda”. Eis aqui uma sacada para despertar a atenção justamente para aquilo que desejamos dos clientes, ou seja, receber encomendas. Esse texto também poderia ser substituído por “Pronta Entrega”, informação que atingiria aos clientes que necessitam com urgência um determinado produto.
Por fim, informações de pagamentos e contatos, que, naturalmente, podem variar. Por exemplo, se você possui uma máquina para realizar transações com cartões, vale a pena dar um destaque para isso, caso contrário, não precisa expor. O mesmo vale para os contatos, onde você pode querer adicionar apenas o número de telefone, ou então, seu e-mail, sua página do Facebook, website, enfim…
Não há uma regra específica, mas é importante dar a oportunidade aos clientes para que possam entrar em contato para sanar eventuais dúvidas. Veja, o WhatsApp é um aplicativo de rápida comunicação, mencionar um número de celular fazendo referência a este App é uma boa para atrair clientes.
Onde entregar os panfletos?
Uma vez que você esteja com os panfletos em mãos, nada melhor do que sair distribuindo pelas ruas. Você poderá entregá-los nas mãos das pessoas em regiões de grande movimento, poderá deixar em caixas de correios de casas e prédios, estabelecimentos diversos e por aí vai.
Outra forma de entrega é enviando junto com algum pedido, neste caso você pode enviar uns 5 panfletos (junto à caixa do pedido) para que o seu cliente divulgue para amigos e pessoas próximas.
E aí, que tal? Preparado(a) para fazer seu negócio crescer com a divulgação de panfletos? Fique a vontade para deixar a sua opinião!!!
Margarida da Silva Simoni
21 de maio, 2018 às 19:59
Nossa Rafael, adorei, muito obrigada mesmo precisava de uma luz, gratidão
Rafael Vaz
22 de maio, 2018 às 00:10
Eu que agradeço pela visita e comentário!
Obrigada pela atenção.
22 de maio, 2018 às 21:44
Foi de grande ajuda.
Estou meio desanimada vendo só para vizinhos. É complicado pois ñ tem pressa em pagar
leila silva
30 de maio, 2018 às 20:50
Boa noite. Atraves de suas receitas ,quero muito crescer nessa e que o amanha serei uma salgadeira de buffet
Rafael Vaz
27 de junho, 2018 às 00:26
Desejo todo sucesso do mundo para você, Leila!
Maria Rodrigues da Fonseca Almeida
13 de junho, 2018 às 12:35
Amei as dicas, muito boas! obrigada!!!
Rafael Vaz
27 de junho, 2018 às 00:21
Eu que agradeço a visita!
Elizangela moraes
6 de fevereiro, 2019 às 22:58
Adorei as dicas gostaria de receber receitas mas não conseguir cadastrar o e-mail
Amélia Maria Batista
6 de fevereiro, 2020 às 09:54
Quero aprender mais como fazer salgado.
Carlos Zeferino
26 de junho, 2020 às 13:32
Obrigado pela dica
Vânia Santos
22 de março, 2021 às 00:10
Boa noite, Rafael!
Gostei muito das dicas.
Em relação ao panfleto, você pode me informar como fez para colocar o nome Rita em cima da palavra salgados. Obrigada..
Érica
5 de abril, 2021 às 08:55
Tem como disponibilizar este modelo para edição?
Maria Emidia dos Santos
3 de outubro, 2022 às 19:49
Muito bom, adorei! Agora vou conseguir criar o meu. Muito obrigada pelas dicas! Deus abençoe!